Tempo de leitura: 4 minutos
A última tendência mundial em supermercados é o Amazon Go: supermercados sem caixas. No Brasil, muitos empresários e estudiosos da área de supermercados se dedicam a pensar como tornar essa uma realidade aqui também.
A ideia do Amazon Go é simples: um lugar onde você pode escolher os produtos que deseja comprar, pegar e ir embora, sem parar para pagar. O supermercado funciona através de câmeras de reconhecimento de imagem e de sensores de peso para saber qual produto você pegou e quanto pesa.
A cobrança é feita automaticamente, sem que você precise usar o cartão ou o dinheiro. Essa ideia é extremamente inovadora e promete facilitar muito a vida de quem vai às compras.
Mas ela também pode ser um grande desafio para os supermercados, que precisarão raciocinar em novas formas de segurança e de sistema de cobrança. Para os consumidores, o Amazon Go pode representar um grande avanço, uma vez que a experiência de compras será ainda mais fácil e prática.
A tecnologia está cada vez mais presente em nosso dia a dia e isso acaba refletindo na maneira como vivemos e também nas relações interpessoais. O setor de varejo não fica atrás nessa questão, inclusive o mercado de supermercados.
Algumas marcas estão se adequando às novas necessidades do mercado, que demandam maior eficiência na experiência de compra. Para isso, elas estão incorporando dispositivos tecnológicos que tornam a jornada do consumidor mais efetiva.
Como funciona os supermercados sem caixas
Você fará suas compras e, ao final, passará pelo caixa. Lá, não haverá uma pessoa para te atender, mas sim um leitor de código de barras que irá registrar suas compras. Após isso, você as colocará nas sacolas e pagará tudo no final, utilizando cartão ou celular. Um fiscal estará observando tudo de perto e as câmeras de segurança monitoram toda a área.
Quando comparamos o sistema caixa eletrônico com o sistema clássico, vemos que há vantagens e desvantagens. Por exemplo, os caixas perdem seus empregos, mas o processo fica mais ágil.
Os chamados "negócios autônomos" já são uma realidade em diversos lugares do mundo: várias marcas já possuem lojas automatizadas, onde o cliente pode fazer suas compras sem precisar passar por nenhum tipo de caixa, nem mesmo pelo autoatendimento. A Amazon Go é um exemplo desses comércios nos Estados Unidos.
A inteligência artificial reconhece o usuário, se conecta ao seu smartphone e vai descontando as compras que ele faz no supermercado diretamente de um cartão de crédito cadastrado previamente.
A loja inteligente é uma variação do conceito tradicional de loja, onde a experiência de compra é baseada na tecnologia. Isso significa que os funcionários são dispensados e os consumidores podem fazer suas compras usando scanners e câmeras
Tendência que chega para ficar
As grandes empresas tendem a automatizar seus processos para reduzir custos. Isso significa que elas deixam o cliente sozinho em muitos setores, como bancos, supermercados e lojas de roupas, e até postos de combustíveis. O motivo é simples: essas companhias querem economizar dinheiro, e uma das maneiras de fazer isso é eliminando os postos de trabalho.
Como podemos lidar com a rotina de trabalho, quando um funcionário da empresa não está mais lá para fazer sua parte? Isto sem qualquer desconto ou benefício. Mas se eles perceberem que ninguém está reclamando, isso pode ser uma boa solução. Parece algo do tipo “De volta para o Futuro”, mas não, é real.
A Amazon já possui supermercados sem caixa nos EUA e no Reino Unido há algum tempo. Na Europa, este tipo de instalação ainda não é tão comum, mas parece que está chegando aos poucos. No Brasil, redes como Carrefour e Muffato já estão aderindo às novas tecnologias.
A experiência de compra baseada em tecnologia é iniciada pelo cliente ao baixar um aplicativo de loja no celular. O cliente, então, pode escanear os códigos de barras dos produtos para identificá-los e ver o seu valor. Por fim, o pagamento é feito através do mesmo aplicativo usando cartões de débito ou crédito, poderá ainda, utilizar outros apps de pagamento comuns, como Paypal e Mercado Pago.
Sistemas de Inteligência Artificial estão sendo cada dia mais utilizados, aliados à Tecnologia de Visão Computadorizada. Com isso, é possível otimizar e automatizar o controle de vendas, estoque e reposição de gôndolas em locais estratégicos das lojas.