Tempo de leitura: 1 minuto
É possível conferir se os seus dados foram usados indevidamente para abrir contas, solicitar empréstimos ou em chaves Pix, etc.
O governo disponibiliza uma plataforma que permite verificar essas informações. Continue a leitura e saiba como!
Trata-se da plataforma Registrato, do Banco Central. Nela, é possível verificar gratuitamente e online se os seus dados já foram usados de forma indevida.
Essa plataforma auxilia a difícil tarefa de identificar o uso indevido de dados pessoais, algo tão comum, devido à inserção de informações em diversos sites.
O Registrato permite o monitoramento dos seus dados de forma muito prática. Basta usar o login do gov.br, em nível prata ou ouro. É importante ressaltar que o login do Registrato sairá do ar em fevereiro de 2023.
Dentro da plataforma, clique no menu localizado no canto esquerdo. No menu, selecione a opção “Relatório” e, em seguida, selecione em que documento deseja fazer a consulta: “Minhas Chaves Pix”, “Meus endividamentos”, “Meus relatórios financeiros” ou “Minhas operações de câmbio”.
Cada relatório possui um prazo diferente para a emissão. Caso queira obter informações em tempo real, é necessário ir ao banco.
O relatório informa inconsistências ou solicitações não autorizadas. Caso o usuário identifique alguma irregularidade, é necessário entrar em contato com a instituição financeira onde consta a irregularidade, ou com o próprio Banco Central.
Leia também: Já está disponível o Integra Contador