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A saúde financeira de sua empresa depende de muita dedicação no tocante à gestão do negócio. De forma geral, é fundamental visão de mercado, capacidade de controle e monitoramento de resultados e riscos para manter a empresa sempre fortalecida.
A empresa pode se dedicar intensamente à produção de produtos, serviços e outros tipos de soluções para outras empresas ou para o consumidor final, mas é importante que todo negócio seja planejado para crescer.
É importante que a empresa desenvolva estratégias para crescer por meio de uma forte captação de clientes, identificação de oportunidades e organização de suas finanças.
A organização que possui suas contas em dia e sob controle sempre manterá práticas organizacionais direcionadas, planejadas e bem implementadas em seu dia a dia produtivo.
Na prática, quando a empresa possui mais dívidas do que fonte de rendimento, ela possui suas finanças comprometidas e suas forças tornam-se menores em seu mercado de atuação.
Neste artigo falaremos mais sobre a importância do controle das finanças de uma empresa e apresentaremos dicas fundamentais para todo tipo de negócio.
Dicas para a saúde financeira de sua empresa
Quando falamos em equilíbrio financeiro, nos referimos em manter os recursos do negócio equilibrados e sem acessíveis para atender a empresa em seu processo de produção e de atendimento aos seus clientes.
A seguir apresentamos dicas primordiais que podem ser seguidas por diferentes perfis de empresas.
1 – Controle financeiro
O primeiro fator a ser considerado é verificar como o capital de giro deve ser tratado e fortalecido no dia a dia da empresa. É fundamental que os gestores saibam como o dinheiro entra na empresa.
Normalmente, os custos de uma empresa e suas fontes de renda podem ser variados. Ao mesmo tempo que a empresa pode gerar renda com a oferta de produtos padronizados ou inovadores, ao mesmo tempo ela precisará gastar recursos com a aquisição de matéria-prima, equipamentos, sistemas de controle e entre outros pontos cruciais para a produção.
O controle financeiro, inicialmente, deve abranger a entrada e saída de recursos. A visão e o controle sobre os custos torna-se muito relevante em função das reais necessidades de retirada dos recursos para pagamento de custos de produção, aluguel, salários, custos de operação, tributos e entre outros tipos de custos e despesas.
O gestor financeiro deve também ter atenção às contas a receber que sempre estarão atreladas aos valores de vendas ou taxa de retorno de investimento.
2 – Metas
A empresa deve sempre estipular metas realistas para a realização de um determinado projeto, e essa iniciativa é fundamental para a saúde financeira de sua empresa.
O gestor da empresa deve determinar metas dentro de um contexto de planejamento estratégico, visando a definição de ambientes a serem alcançados pela empresa em seu mercado de atuação.
3 – Capital de giro
A empresa precisará ter um forte capital de giro para manutenção das operações da empresa. Em uma visão geral, o capital de giro representa todos os recursos existentes para manter a empresa funcionando, cobrindo, por exemplo, os gastos operacionais.
É fundamental saber se o capital de giro está de fato equilibrado, a partir desse momento a empresa se sentirá mais tranquila para elaborar novas operações.
Inicialmente, a empresa pode e deve definir qual quantia pode ser mantida mensalmente como reserva para cobrir determinadas necessidades inesperadas.
4 – Previsão de cenários
O gestor responsável que busca a saúde financeira de sua empresa procura também fazer previsões de cenários futuros, sendo essa etapa muito importante para a realização de metas realistas.
Mesmo que os cenários pareçam favoráveis ou desfavoráveis, a empresa pode e deve determinar quais serão os passos necessários para investir mais, aproveitar novas oportunidades e se defender de possíveis riscos de mercado.
Os gestores precisam se manter atualizados a respeito de todos os dados da empresa (ambiente interno) e questões relacionadas ao comportamento do mercado como um todo em relação a fatores políticos e econômicos (ambiente externo).
5 – Gestão de clientes
Para manter a saúde financeira de sua empresa, o empreendedor deve fazer uma boa gestão de clientes, tanto em relação aos adimplentes quanto em relação aos inadimplentes.
Independente do porte da empresa é importante analisar o histórico de débitos dos clientes atuais da empresa, e em relação aos inadimplentes oferecer negociação como forma de recuperar clientes a curto e médio prazo.
Outro fator é manter o cliente sempre em contato com a marca da empresa por meio de ações de comunicação e marketing, gerando um relacionamento sempre positivo.
Dica bônus: Cuide do estoque
No caso de uma empresa que trabalha com a produção e venda de produtos físicos é importante cuidar sempre do estoque. Em muitos casos, é importante saber trabalhar com estoque mínimo como forma de reduzir custos de inventário e de armazenagem.
Mas, por outro lado, trabalhar com estoque mais abrangente ou estoque máximo ajuda a reduzir o valor por unidade e trabalhar com estratégias mais agressivas de promoção de vendas.
Conclusão
Portanto, a saúde financeira de sua empresa dependerá sempre de diferentes fatores a serem organizados e monitorados. O processo de controle de um setor sempre impactará em outros setores e quando as coisas não dão certo a saúde financeira da corporação poderá ficar comprometida.
Na prática, quanto maior é o controle financeiro maior é a condição de realizar projetos e fortalecer a empresa, sua marca e seus produtos no mercado.
É orientado à gestão contar com planejamento estratégico como forma de facilitar a gestão da empresa com a definição de objetivos precisos e alinhados à necessidade e metas da marca em seu mercado de atuação.
De todo modo, o planejamento financeiro e o planejamento estratégico precisam ser desenvolvidos conjuntamente para avaliação dos recursos existentes, dos objetivos e das metas da empresa a médio e longo prazo.
A saúde financeira de uma instituição requer investimento, monitoramento e investimentos consolidados em diferentes mercados, contando sempre com conhecimentos plenos e bem direcionados independente do porte da empresa e de seu mercado de atuação.