Tempo de leitura: 2 minutos
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é o órgão responsável pelo pagamento do benefício ao segurado do Regime Geral de Previdência Social (RGPS). No entanto, às vezes o valor do benefício pode não ser o adequado. Nesses casos, é possível solicitar uma revisão.
Neste artigo, vamos mostrar como solicitar uma revisão do benefício do INSS.
O que é a revisão junto ao INSS?
É um serviço oferecido pela Previdência Social para a pessoa que deseja fazer uma nova avaliação do seu benefício.
Exemplo de casos indicados:
- Reavaliar o valor ou tempo de contribuição considerado no benefício;
- Incluir, alterar ou excluir dependentes;
- Apresentar novos documentos para análise.
O requerimento é todo realizado de modo online, não sendo necessário deslocar-se ao Instituto Nacional do Seguro Social.
Quem pode utilizar este serviço?
Pessoas que já recebem benefícios pelo INSS (Instituto Nacional de Seguro Social).
Como realizar a revisão do benefício
- Entrar no aplicativo ou site do Meu INSS;
- Clicar no em “Novo Pedido”;
- Digitar: nome do serviço/benefício que você quer;
- Ao aparecer a lista, clicar no serviço/benefício;
- Ler com atenção o texto na tela e avançar conforme instruções.
CANAIS DE COMUNICAÇÃO
- App Meu INSS para smartphone;
- Site Site do Meu INSS.
Quando o sistema informatizado estiver indisponível, as medidas de atendimento deverão ser executadas pelo número 135.
DOCUMENTOS EXIGÍDOS
Todos os casos necessitam de documentação equivalente Obrigatória:
- CPF;
- Número do benefício junto ao INSS.
Para procurador ou seu representante legal:
- Procuração ou, se for o caso, termo de representação legal;
- CPF e Identificação com a foto (CNH, CTPS, ou RG).
QUAL O TEMPO QUE DURA A SOLICITAÇÃO?
Atendimento imediato
COMO ACOMPANHAR A RESPOSTA DO INSS?
Para acompanhar o progresso e obter resposta do seu processo:
- Entrar no aplicativo ou site do Meu INSS;
- Clicar em “Consultar Pedidos”;
- Encontrar na lista que aparece, o seu processo;
- Clicar em “Detalhar” para mais detalhes.
TEMPO de resposta da solicitação
Em média, o prazo de entrega deste serviço é de 30 dias úteis.
OUTRAS INFORMAÇÕES ADICIONAIS
Esta prestação de serviço é oferecida sem custo ao cidadão.
Para qualquer esclarecimento adicional relacionado a este serviço, não hesite em contactar a Central de Atendimento do INSS através do número 135. Os atendimentos estão disponíveis de segunda-feira a sábado entre 7h e 22h, no horário de Brasília.
Leia: Informações sobre aposentadoria por incapacidade permanente