Tempo de leitura: 1 minuto
Com a proximidade do prazo de entrega da declaração de Imposto de Renda, é importante estar atento às formas de receber a restituição. Além da opção tradicional de depósito bancário, agora é possível receber por Pix. Mas como fazer isso? Veja a seguir:
Recebendo a restituição por Pix
A Receita Federal aceita como chave Pix somente o CPF do titular da declaração. Ao iniciar a declaração, informe corretamente seu CPF para garantir que a chave Pix seja válida. Depois, siga estes passos:
- Ao iniciar ou abrir a declaração, informe a chave Pix na tela "Início", no quadro "Imposto a Pagar", no campo "Informações bancárias". A opção de escolher a chave Pix só estará disponível para quem já tem uma chave cadastrada com o CPF.
- Se preferir, informe ao final do processo, na hora de entregar a declaração, antes de clicar em "Enviar". Nesse momento, é possível inserir ou confirmar os dados bancários e escolher a opção do Pix.
- Aguarde o processamento da declaração pela Receita Federal. O pagamento da restituição será feito conforme o calendário de lotes divulgado pelo órgão.
Criando uma chave Pix com o CPF
Se você ainda não tem uma chave Pix cadastrada com o seu CPF, é fácil criar uma. Veja como:
- Abra o aplicativo do seu banco em seu smartphone ou tablet. Se ainda não tiver o app, faça o download na App Store ou na Google Play Store.
- Acesse a área de Transferências e procure a opção Pix.
- Procure a opção para criar uma chave Pix.
- Escolha o tipo de chave "CPF" e preencha o número do documento.
- Confirme as informações junto ao banco.
Lembre-se de que o prazo para entrega da declaração de Imposto de Renda vai até 31 de maio. Fique atento às novidades e não perca o prazo para receber sua restituição de forma rápida e segura.
Leia: Como Preencher e Otimizar sua Declaração de Imposto de Renda com a Declaração Pré-Preenchida