Tempo de leitura: 3 minutos
Os profissionais de contabilidade devem se organizar para se adequarem às mudanças e cumprirem todas as obrigações.
O final do ano se aproxima e este é o momento de rever as estratégias dos negócios para o próximo ano. As questões tributárias são fundamentais para a saúde financeira da empresa, portanto, é um dos principais pontos que merecem atenção nesse momento.
No planejamento tributário, o gestor ou contador deve considerar as particularidades da situação cadastral da empresa, como o enquadramento no regime tributário mais adequado.
Continue a leitura e saiba por que é importante fazer um planejamento tributário para 2023.
Entenda o que é planejamento tributário
O planejamento tributário é uma ferramenta através da qual a empresa busca reduzir a sua carga tributária.
Com essa ferramenta, é possível realizar uma avaliação minuciosa da situação contábil e fiscal da empresa, a fim de visualizar o melhor caminho para garantir a saúde financeira da empresa.
A escolha do regime tributário é uma das principais decisões que devem ser tomadas ao se fazer o planejamento tributário da empresa. O enquadramento no regime tributário inadequado pode acarretar em equívocos relacionados ao pagamento ao cálculo e ao de tributos.
O desperdício decorrente do pagamento equivocado de impostos impacta diretamente o custo e, consequentemente, o valor dos produtos ou serviços oferecidos ao consumidor. Assim, a competitividade da empresa pode ser comprometida.
Saiba quais são as vantagens de fazer um planejamento tributário
A maior vantagem do planejamento tributário é a redução da carga tributária. Quando a despesa tributária diminui, o lucro aumenta. Além disso, é possível ressaltar:
- Redução de riscos fiscais;
- Proteção patrimonial da empresa;
- Melhor gestão das atividades;
Para que seja possível desenvolver um bom planejamento tributário, é necessário levar em consideração todos os impostos e taxas que incidem sobre a atividade da empresa. Feita a análise dos tributos de forma individual, é possível considerar a redução da carga tributária efetiva.
Uma vez tomada uma decisão, no sentido de reduzir a carga tributária da empresa, é importante que todos os colaboradores sejam informados a respeito dos esforços necessários para que o resultado seja satisfatório.
É importante também alinhar os estudos e o planejamento da situação tributária da empresa ao seu crescimento atual e prospecção futura, pois, assim, empresa estará preparada para eventuais alterações.
Conclusão
Não perca tempo! Este é o momento ideal para definir as estratégias de gestão fiscal da sua empresa para o próximo ano. Não deixe de realizar o planejamento tributário do seu negócio, que certamente vai contribuir para a organização e crescimento do seu negócio.
O auxílio de um profissional de contabilidade capacitado e experiente para garantir a idoneidade desse processo. O profissional conhece as normas aplicáveis, as exigências do Fisco e propor as melhores alternativas para cada caso.
Conte com a Arka Online Contabilidade. Aqui oferecemos o serviço de Consultoria Tributária, que está incluso em todos os nossos planos.
Leia também: Quais as vantagens de um empréstimo com garantia?