Tempo de leitura: 1 minuto
Na 3ª edição do Fórum Encadear, do Sebrae, o secretário do Ministério da Economia afirmou que a emissão de notas fiscais pelo celular pode começar em agosto.
No final de julho, foram publicadas no Diário Oficial da União medidas para obrigar os Microempreendedores Individuais (MEI’s) a emitir Nota Fiscal Eletrônica de Serviços (NFS-e), e a previsão é que a obrigatoriedade entre em vigor a partir de 1º de janeiro de 2023.
A mudança, que atinge cerca de 13,5 milhões de brasileiros, permitirá que a categoria emita as suas notas fiscais usando um computador ou um celular, de forma simplificada, por meio do Portal do Simples Nacional.
Embora a data de lançamento esteja marcada para o próximo ano, há comentários do mercado de que a medida poderá ser implementada em 2022.
Alexandre Ywata, secretário especial de produtividade e competitividade do Ministério da Economia, comentou a novidade no Endear, terceiro Fórum do Sebrae em São Paulo.
O secretário do Ministério da Economia salientou, ainda, que este serviço será possível graças à cooperação entre entidades e as prefeituras municipais.
O presidente do Sebrae, Carlos Melles, que também esteve presente, disse que a implementação da NFS-e é importante para focar em uma categoria em crescimento.
Leia também: Crédito para MEI: nova rodada do PEAC vai contemplar essa categoria