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Marketing Digital para empresas: você precisa se render!

Marketing digital para empresas

Marketing digital para empresas

Tempo de leitura: 8 minutos

O Marketing Digital para empresas é fundamental para o sucesso do negócio. É cada vez mais necessário utilizar as ferramentas digitais para se comunicar com os clientes e prospects. A internet é um meio poderoso de alcance, que permite chegar a milhares de pessoas em pouco tempo. Portanto, invista no marketing digital para empresas!

A empresa que não está presente na internet, está morta. É isso mesmo! Essa é a realidade do marketing nos dias de hoje. Apenas as empresas ativas nas redes sociais têm condições de competir e sobreviver no mercado. Assim, se você ainda não tem um site ou uma página na internet, é hora de correr atrás disso!

Além de todos os benefícios que o Marketing Digital para empresas pode oferecer, como visibilidade e reconhecimento da marca, existem outros motivos para apostar nessa estratégia. Um deles é a possibilidade de falar com as pessoas certas, segmentando o público-alvo e economizando tempo e dinheiro. Além disso, é possível medir os resultados obtidos para saber se vale a pena continuar investindo naquele canal.

Conceito de Marketing Digital

Primeiro, você pode querer ter uma definição clara do que é marketing digital. Então aqui vamos nós!

O marketing digital é um conjunto de mensagens e ações que podem ser realizadas em diversos meios digitais para promover empresas e produtos.

As possibilidades de aplicação são múltiplas, mas existem algumas estratégias e técnicas que a grande maioria das empresas mais utiliza. Isso ocorre porque eles consistentemente entregam resultados positivos. Aqui estão eles:

O marketing digital é composto por diversas estratégias que podem ser utilizadas para promover uma marca ou produto na internet. As principais frentes de atuação são: blogs, vídeos, Facebook, Google, Instagram, newsletters, WhatsApp, Gmail e outros. Cada uma dessas plataformas possui características próprias que devem ser levadas em consideração na hora de planejar uma campanha de marketing online. Por exemplo, o blog é um excelente meio para construir autoridade e gerar credibilidade para a marca; o vídeo é ótimo para chamar a atenção do público e transmitir informações de maneira clara e objetiva.

A combinação das melhores práticas nessas estratégias trouxe resultados tremendos para milhares de empresas. Os pontos a seguir demonstram a importância do marketing digital.

Leia também: Demissão da empregada doméstica: um guia passo a passo no eSocial

Por que marketing digital para empresas é tão importante

Separamos alguns motivos para te dar uma melhor compreensão da importância do marketing digital para o seu negócio. São eles:

Vamos detalhar esses motivos a seguir:

Garanta uma forte presença na Internet

Marketing digital para empresas

O que você faz quando tem um problema ou pergunta? Se sua resposta for: eu pesquiso na internet, eu sei que você não está sozinho.

O Google é o maior mecanismo de busca online do mundo. Um bom investimento em marketing digital pode ajudar sua empresa a aparecer nos resultados e ser descoberta, o que pode reduzir bastante os custos de aquisição de clientes.

Não apenas quando alguém procura uma solução que sua empresa oferece, mas quando alguém procura sua própria empresa. Você já ficou frustrado quando procurou uma empresa no Google ou no Facebook e não encontrou?

Hoje, ter uma presença digital é crucial. Se um cliente está procurando o seu negócio e não encontra na internet, as chances de ele não conseguir entrar em contato com você são enormes.

É claro que a presença digital vai além dos buscadores e das redes sociais. Ter um site com nome de domínio próprio é o requisito mínimo para que sua empresa tenha uma boa presença digital.

Construa um público qualificado

Como você está se relacionando com seu público hoje? Você sabe quem são seus clientes? Seus hábitos de consumo? Seu comportamento? Sua profissão?

Outro ponto importante do marketing digital para empresas é que você pode construir um público que realmente queira consumir e se relacionar com seu produto/solução até que ele se fidelize.

O marketing digital permite alcançar pessoas genuinamente interessadas e adequadas ao seu produto/solução.

Além disso, você pode organizar esses contatos por e-mails cadastrados, assinantes de newsletters e até seguidores nas redes sociais. Com o tempo, esses públicos se tornarão um ativo fundamental para a empresa.

Fale com o público certo na hora certa

No tópico acima, falamos sobre como construir o público certo. No entanto, o marketing digital pode ir além e não apenas construir o público certo, mas também engajar com ele no momento certo.

Ao contrário do marketing offline, onde muitas vezes é impossível determinar exatamente com qual público você está falando, o marketing digital permite uma segmentação mais precisa do seu público.

Você também pode criar vários públicos e segmentar comunicações para cada tipo de público. Monitorar a atividade e os perfis dos usuários é fácil com as ferramentas disponíveis no mercado.

Portanto, é muito específico segmentar as pessoas para as quais você deseja anunciar seu produto, serviço ou conteúdo. Isso permite que você personalize ainda mais suas campanhas e campanhas de marketing.

Por exemplo, se você segmentou o seu público alvo como o dono de um pequeno mercado, isso permite que você crie conteúdo e campanhas para sanar as dúvidas e dores específicas desse segmento. Como resultado, seu público se identificará mais com suas ações, então os resultados tendem a ser melhores.

Você sabia que as campanhas de e-mail que você recebe não têm nada a ver com suas necessidades? Ou o panfleto que você recebeu na caixa de correio oferecendo um produto que você já comprou?

Esses erros de comunicação geralmente são caros e, com o marketing digital, você pode evitá-los.

Fique à frente da concorrência

Muitas empresas estão começando a investir no marketing digital agora, mas se você iniciar o processo hoje, ainda terá vantagem sobre elas. O mercado está em mudança constante e quem se adiantar terá mais chances de sucesso.

O Marketing Digital é a melhor opção para empresas que precisam de crescimento.

Sua empresa pode se diferenciar da concorrência criando conteúdo de qualidade que ajude os clientes a identificar e resolver problemas. Imagine que você está procurando uma solução, mas ainda não tem uma referência.

Então, em qual empresa você confia mais: uma empresa com um bom site, uma boa fanpage e um blog com conteúdo gratuito e valioso, ou uma empresa sem?

Invista pouco para começar

O marketing digital é um investimento. Porém, se comparado aos gastos com outras estratégias de marketing, ele é muito mais barato. Isso acontece porque as ferramentas necessárias para fazer uma boa campanha digital estão disponíveis para todos e podem ser acessadas de forma gratuita ou pagando um valor reduzido.

Com o tempo, o preço de fazer marketing offline está ficando cada vez mais alto. A publicidade na TV, rádio, mídia impressa ou outdoors é cara. É um investimento alto que a maioria das empresas, principalmente aquelas com pouco faturamento, não consegue arcar.

Embora o marketing digital exija um investimento, é muito mais barato que o marketing offline. Não à toa, as estratégias de marketing online também compõem grande parte das estratégias de marketing das grandes empresas.

Análise precisa dos resultados

O marketing digital permite identificar com mais precisão quem é seu público-alvo e conhecer melhor as suas preferências. Da mesma forma, os resultados de qualquer ação de marketing digital podem ser rastreados com a mesma precisão para saber se está tendo o impacto esperado.

Tomemos como exemplo os anúncios de panfleto e as campanhas de marketing por e-mail.

No caso de panfletos, você até sabe quantos imprimiu, mas não sabe exatamente quantos foram entregues, quantos foram realmente lidos e quantas vendas foram feitas para o seu negócio.

Com os e-mails, você pode ver exatamente quantas pessoas abriram cada mensagem, quantas pessoas clicaram no link e até quantas pessoas fizeram uma compra por meio da campanha.

O exemplo não se limita a este tipo de atividade. Você pode monitorar com muita precisão o comportamento do usuário em seu site, o desempenho do anúncio no Google, publicar resultados nas mídias sociais, caminhos de referência que os usuários seguem para os clientes e muito mais.

Nesse sentido, as ferramentas de web analytics são de grande ajuda na hora de medir os mínimos detalhes dos resultados de uma estratégia de marketing digital.

As Empresas Precisam do Marketing Digital e agora que você já sabe a importância do marketing digital e como ele pode ajudar sua empresa a crescer, é hora de colocá-lo em prática!

Boa sorte!

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