Ícone do site ARKA Online | Notícias

Motivos de demissão por justa causa que nem todo mundo conhece

justa causa

justa causa

Tempo de leitura: 2 minutos

Você conhece todos os motivos que podem levar à sua demissão por justa causa? Confira aqui algumas situações que podem justificar a demissão de qualquer trabalhador.

Demissão por justa causa

Uma das maiores preocupações a respeito do contrato de trabalho é a demissão por justa causa, pois o trabalhador perde alguns benefícios nessa forma de desligamento.

A justa causa se dá quando o trabalhador descumpre princípios básicos da relação e trabalho, rompendo a confiança do seu empregador.

Essa questão complexa é tratada no artigo 482 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), em que são elencados os motivos que podem gerar a demissão por justa causa.

Motivos de demissão por justa causa

É importante que tanto o empregador, quanto o trabalhador conheçam os motivos que justificam a demissão, para que invistam em um bom relacionamento e evitem situações desagradáveis que poderiam ter sido evitadas.

Confira, abaixo, comportamentos do trabalhador que geram motivos para uma demissão por justa causa.

Pontos que devem ser considerados antes de optar pela demissão por justa causa

É importante ressaltar que o Departamento de Pessoal ou Recursos Humanos da empresa deve fazer uma avaliação honesta e detalhada da situação para decidir se realmente é cabível uma demissão por justa causa. Caso a empresa seja injusta e cometa um erro, o trabalhador poderá recorrer à justiça.

De acordo com a CLT, á três pontos que devem ser levados em consideração na hora de decidir demitir um trabalhador alegando justa causa. Veja quais são abaio.

 

Leia também: Trabalho híbrido pode ser preferência dos profissionais para 2023

ARKA Online Notícias

ARKA Online Contabilidade

Sair da versão mobile