Tempo de leitura: 4 minutos
O termo “inteligência artificial” é usado para descrever técnicas de computação que visam imitar o modo de pensar humano. A inteligência artificial pode ser usada para processar e interpretar dados, aprender com experiências e tomar decisões lógicas. As aplicações da inteligência artificial estão se tornando cada vez mais comuns em nossa sociedade, desde assistentes virtuais até robôs industriais.
A inteligência artificial está cada dia mais presente em nosso cotidiano, seja na forma de um assistente virtual, como o Google Home ou Amazon Echo, ou até mesmo quando você faz uma busca no Google. Mas afinal, o que é inteligência artificial?
Leia o artigo completo!
Conceito de Inteligência Artificial
A inteligência artificial é o ramo da ciência da computação que foca no desenvolvimento de mecanismos e dispositivos tecnológicos capazes de realizar tarefas que exijam habilidades intelectuais semelhantes às dos seres humanos, como o raciocínio lógico e a tomada de decisões.
Como a Inteligência Artificial surgiu?
A inteligência artificial é um campo de estudo muito antigo, que data de antes da Ciência da Computação.
Platão e Aristóteles foram os primeiros a pensar em inteligência artificial, apesar de não terem sistemas tão sofisticados quanto temos hoje. Aristóteles, vendo a demanda por mão-de-obra escrava na época, teve ideias de automatização de objetos, como vassouras que limpavam sozinhas. Se fosse possível condicionar objetos para que trabalhassem por conta própria, não haveria mais a necessidade de escravizar pessoas.
A ideia de criar um robô para fazer o trabalho por nós remete à ciência robótica, que estuda como construir máquinas capazes de realizar tarefas complexas.
Desenvolvimento da Inteligência Artificial
Alan Turing é considerado um dos principais nomes da inteligência artificial porque suas contribuições foram fundamentais para o desenvolvimento desta área. Alan Turing foi um cientista que trabalhou com a decodificação da máquina Enigma, usada pelos alemães na 2ª Guerra Mundial. Ele conseguiu decifrar as mensagens trocadas entre os alemães, acelerando o processo de quebra dos códigos emitidos pela máquina.
As contribuições de Alan Turing para a inteligência artificial foram fundamentais para o desenvolvimento dessa área nos anos seguintes. Suas ideias permitiram a criação de muitas das tecnologias que usamos hoje.
Os anos 50 foram marcados pelo surgimento e desenvolvimento da inteligência artificial. Herbert Simon e Allen Newell são considerados os fundadores dessa ciência, que evoluiu muito nos últimos anos. Atualmente, a inteligência artificial é utilizada em diversas áreas, como na medicina, na robótica e até mesmo para auxiliar nas tarefas do dia a dia
A ciência da IA avançou a passos largos, até alcançar a relevância que possui em nossos dias.
Leia também: Saiba como ter novas ideias para o seu negócio.
O alcance que a Inteligência Artificial
A inteligência artificial é dividida, geralmente, em duas partes: a simbólica e a de conexionismo. A primeira está ligada à psicologia, enquanto a segunda tem como base a neurofisiologia.
A inteligência artificial está presente em várias áreas do conhecimento e sua aplicação é cada vez mais ampla. Ela pode ser usada nas artes, na filosofia, nas ciências jurídicas e nos estudos linguísticos.
A inteligência artificial é uma ferramenta poderosa que pode ser usada para aumentar o desafio de um jogo, sintetizar vozes humanas e imitar entonações gírias e expressões linguísticas. Também pode reproduzir nossa destreza motora em protótipos robóticos.
A inteligência artificial é uma ciência tão flexível que pode ser aplicada em diversos ramos do conhecimento. Ela é muito útil para automatizar tarefas repetitivas e, assim, ganhar agilidade e precisão nos resultados. Na ARKA Online Contabilidade, usamos a inteligência artificial para auxiliar no trabalho de tributação.
As possibilidades são infinitas.
Tecnologia do futuro
A inteligência artificial é, sem dúvidas, a tecnologia do futuro.
A Inteligência Artificial tem sido uma grande aliada do ser humano, contribuindo para o avanço de diversas áreas. Ela é uma das principais chaves para a evolução de nossas conquistas e criações ao longo do tempo.
A atualização é uma das principais ferramentas que temos para lidar com o mundo em constante mudança. Nesse sentido, estar por dentro das novidades é de extrema importância para todos nós.
Gostou do texto? Então explore o nosso blog e descubra mais conteúdos interessantes! Clique aqui