Ícone do site ARKA Online | Notícias

Empresas do setor farmacêutico serão obrigadas a informar o GTIN nas suas notas fiscais

Empresas do setor farmacêutico serão obrigadas a informar o GTIN

Empresas do setor farmacêutico serão obrigadas a informar o GTIN

Tempo de leitura: 2 minutos

Empresas do setor farmacêutico serão obrigadas a informar o GTIN

A Secretaria de Fazenda (SEFAZ) colocará a validação do GTIN (EAN) em fase de produção na próxima segunda-feira (12).

Nessa fase inicial, apenas os produtos dos segmentos de medicamentos, de brinquedos e de cigarros comercializados como venda de produção serão validados. Os demais segmentos da indústria, atacado e varejo serão obrigados a preencher esse campo em suas notas fiscais a partir de junho de 2023.

Para o setor farmacêutico, a obrigação é aplicada aos medicamentos com códigos de Nomenclatura Comum do Sul (NCM) que iniciam com os números 3001, 3002, 3003, 3004, 3005 e 3006.

Caso os novos campos não sejam preenchidos, a Nota Fiscal Eletrônica (NFe) será rejeitada, através da 840 NCM.

Entenda o que é GTIN

A Global Trade Item Number (GTIN) é um identificador de itens comerciais, que foi desenvolvido e é controlado pela GS1, a antiga EAN/UCC. Trata-se de códigos de barras com a identificação que representa o item.

Os identificadores podem ter 8, 12, 13, ou 14 dígitos, e existem quatro estruturas de numeração, das quais qualquer uma pode ser usada para compor o identificador, conforme a sua aplicação.

Saiba quais são os campos na NFe de medicamentos

As empresas que optarem pela inclusão do GTIN em seus produtos, deverão contratar junto à GS1 Brasil, pois ela é a organização responsável por fornecer os códigos de barras.

Leia também: Contratação - 10 tipos de vínculo empregatício

A Arka Online Contabilidade é especialista em micro e pequenas empresas. Todos os nossos planos incluem consultoria tributária e emissor de notas fiscais eletrônicas. Entre em contato e tire todas as suas dúvidas! Estamos aqui para te atender.

Sair da versão mobile