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Plataforma GOV.BR: já são 84% dos serviços públicos digitalizados e 4 mil funcionalidades

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Até o final de 2022, o Governo deve digitalizar todos os serviços

A plataforma GOV.BR atingiu um novo marco, começando esta semana com um total de 4 mil serviços públicos digitais disponíveis aos cidadãos. Esse número representa 84% dos 4,8 mil serviços que o governo federal presta atualmente ao público.

Com a digitalização dos serviços, estima-se que cidadãos e cofres públicos economizem 4,6 bilhões de reais por ano – uma contabilidade associada à transição dos serviços para a digitalização nos últimos três anos e meio.

Por meio da plataforma, as partes relevantes podem assinar documentos digitalmente, iniciar um negócio, adquirir carteiras de trabalho de trânsito e muitos outros serviços.

Um dos mais novos serviços é a carteira de identidade nacional disponível em formato digital por meio do aplicativo GOV.BR. Esse documento - agora com apenas um número, o CPF - já está disponível gratuitamente para os moradores do Rio Grande do Sul e do Acre.

Nos dois estados, após o órgão de identificação emitir um novo cartão físico (papel ou policarbonato), o documento digital no aplicativo pode ser acessado pelo celular. Outros estados estão se adaptando ao processo de emissão de novos documentos.

Saiba o que fazer para utilizar os serviços do GOV.BR

Na seção "Serviços para você" da página inicial, a plataforma oferece três opções de serviços com base na relevância para facilitar o acesso do cidadão: mais visitados, em destaque e recomendados.

A última lista é apenas para cidadãos que concordaram em habilitar cookies na Política de Privacidade do Portal. Por exemplo, “Consultar e Solicitar a Devolução de Valores a Receber”, “Consultar CPF” e “ Receber o Abono Salarial” são atualmente os três serviços mais visitados.

O GOV.BR também oferece serviços baseados em perfis de usuários. São cinco perfis até o momento: estudante, trabalhador, empreendedor, motorista e aposentado.

O objetivo é agilizar pesquisas específicas para cada perfil de usuário. As buscas de serviços também podem ser feitas por categoria ou pelo órgão provedor de serviços.

A meta definida na Estratégia de Governo Digital é que até o final de 2022, 100% dos serviços públicos federais sejam digitalizados. A digitalização também beneficiou 1,3 milhão de servidores públicos federais ativos, aposentados e pensionistas, que passaram a ter acesso a um aplicativo exclusivo, o SOUGOV.BR.

Atualmente, os usuários podem acessar 64 serviços relacionados ao seu trabalho, como atestados médicos, declarações de aposentadoria, prova de vida, licença-maternidade, licença-adoção e licença-paternidade, por meio de computadores e dispositivos móveis.

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