Tempo de leitura: 2 minutos
Até o final de 2022, o Governo deve digitalizar todos os serviços
A plataforma GOV.BR atingiu um novo marco, começando esta semana com um total de 4 mil serviços públicos digitais disponíveis aos cidadãos. Esse número representa 84% dos 4,8 mil serviços que o governo federal presta atualmente ao público.
Com a digitalização dos serviços, estima-se que cidadãos e cofres públicos economizem 4,6 bilhões de reais por ano – uma contabilidade associada à transição dos serviços para a digitalização nos últimos três anos e meio.
Por meio da plataforma, as partes relevantes podem assinar documentos digitalmente, iniciar um negócio, adquirir carteiras de trabalho de trânsito e muitos outros serviços.
Um dos mais novos serviços é a carteira de identidade nacional disponível em formato digital por meio do aplicativo GOV.BR. Esse documento - agora com apenas um número, o CPF - já está disponível gratuitamente para os moradores do Rio Grande do Sul e do Acre.
Nos dois estados, após o órgão de identificação emitir um novo cartão físico (papel ou policarbonato), o documento digital no aplicativo pode ser acessado pelo celular. Outros estados estão se adaptando ao processo de emissão de novos documentos.
Saiba o que fazer para utilizar os serviços do GOV.BR
Na seção "Serviços para você" da página inicial, a plataforma oferece três opções de serviços com base na relevância para facilitar o acesso do cidadão: mais visitados, em destaque e recomendados.
A última lista é apenas para cidadãos que concordaram em habilitar cookies na Política de Privacidade do Portal. Por exemplo, “Consultar e Solicitar a Devolução de Valores a Receber”, “Consultar CPF” e “ Receber o Abono Salarial” são atualmente os três serviços mais visitados.
O GOV.BR também oferece serviços baseados em perfis de usuários. São cinco perfis até o momento: estudante, trabalhador, empreendedor, motorista e aposentado.
O objetivo é agilizar pesquisas específicas para cada perfil de usuário. As buscas de serviços também podem ser feitas por categoria ou pelo órgão provedor de serviços.
A meta definida na Estratégia de Governo Digital é que até o final de 2022, 100% dos serviços públicos federais sejam digitalizados. A digitalização também beneficiou 1,3 milhão de servidores públicos federais ativos, aposentados e pensionistas, que passaram a ter acesso a um aplicativo exclusivo, o SOUGOV.BR.
Atualmente, os usuários podem acessar 64 serviços relacionados ao seu trabalho, como atestados médicos, declarações de aposentadoria, prova de vida, licença-maternidade, licença-adoção e licença-paternidade, por meio de computadores e dispositivos móveis.
Leia também: Nacionalização de filial estrangeira no Brasil