Ícone do site ARKA Online | Notícias

Gerenciando Críticas no Mundo dos Negócios

Gerenciando Criticas no Mundo dos Negocios 2

Tempo de leitura: 2 minutos

No mundo dos negócios, é inevitável enfrentar críticas. Para ser bem-sucedido, é essencial aprender a lidar com elas de maneira eficaz. Este artigo irá explorar os diferentes tipos de críticas e fornecer orientações sobre como lidar com cada uma delas.

Tipos de Críticas

Crítica Amigável

As críticas amigáveis geralmente vêm de pessoas que se importam com você e querem que você tenha sucesso. Elas usam a crítica para construir, não para derrubar. Embora seja mais provável que você ouça esse tipo de crítica, é importante garantir que o conselho dado seja baseado em fatos.

Crítica Indiferente

As pessoas que oferecem críticas indiferentes geralmente se preocupam mais com a verdade e os fatos do que com seus sentimentos. Eles podem ser objetores naturais que gostam de trazer diferentes aspectos de uma situação. Este tipo de crítica é objetivo e vale a pena ouvir, desde que você preste atenção aos fatos da situação.

Crítica Hostil

Hoje, esses tipos de críticos são conhecidos como trolls. Este tipo de crítica não tem razão objetiva ou de apoio. Em vez disso, é projetado para diminuir, atacar, controlar e minar. Você pode reconhecer esse tipo de crítico porque eles estão atacando e tentando derrubar você. Curiosamente, você ainda pode se beneficiar desse tipo de crítica, mas na maioria das vezes, essas são as pessoas que você deve ignorar.

Como Avaliar a Crítica

Ao avaliar a crítica, considere o seguinte:

  1. Quão verdadeiro é? Liste os fatos da situação para determinar o que é realmente verdadeiro.
  2. Como posso mudar isso? Se alguns pontos bons foram feitos, você pode fazer uma mudança?
  3. Eu me importo? Se for algo de uma fonte hostil, você realmente se importa com o que eles pensam?
  4. Como posso tornar isso positivo? Agora, como você pode pegar os fatos da crítica e transformá-los em algo positivo?

Leia: O Poder Inestimável do Respeito a Folha de Pagamento

Conclusão

Ser proprietário de um negócio e empreendedor pode ser avassalador e exaustivo. No entanto, ao aprender a lidar efetivamente com as críticas, você pode transformar esses desafios em oportunidades de crescimento e sucesso. Lembre-se, a crítica é uma ferramenta que, quando usada corretamente, pode levar ao aprimoramento e ao aperfeiçoamento contínuo.

Ao enfrentar críticas, lembre-se de que a chave é manter a mente aberta e não ser defensivo. Cada tipo de crítica tem seus pontos positivos e negativos, e mesmo que você possa ignorar a pessoa que oferece conselhos hostis devido à sua grosseria, ouça o que eles têm a dizer para que você possa determinar se há algum nível de verdade. Afinal, independentemente da razão para o crítico lhe dar conselhos, desde que haja verdade, você pode se beneficiar disso.

Sair da versão mobile