Tempo de leitura: 1 minuto
Nova operação deflagrada pela Receita Federal tem o objetivo de combater a fraude fiscal no ramo de produção e distribuição de cerveja.
Em atuação conjunta com o Ministério Público do estado de São Paulo e a Polícia Rodoviária Federal, a Receita deflagrou a Operação Ceres, nesta segunda-feira (7), com o objetivo de combater a complexa e estruturada fraude fiscal no âmbito da produção e distribuição de cerveja.
A Receita detectou uma série de crimes ocorridos, como sonegação fiscal, falsidade ideológica e documental, além do uso de Pessoas Jurídicas interpostas, a fim de encobrir os beneficiários reais das fraudes investigadas.
O grupo empresarial, alvo da operação, é reincidente em atos de sonegação de tributos no âmbito federal, referentes à produção de cerveja, além de subfaturamento na revenda, prejudicando até mesmo credores da empresa.
O fisco do estado também detectou atividades suspeitas cometidas pela organização.
Atualmente, a operação cumpre sete mandados de busca e apreensão a pessoas físicas.Nas cidades de São Paulo-SP, Itu-SP, Fernandópolis-SP, Frutal-MG e São Luís-MA, residências de colaboradores envolvidos no esquema, como sócios, gestores de fundos de investimentos e representantes de distribuidoras de bebidas, são alvos dos mandados.
A fraude supera o montante de R$ 1 bilhão, somente no âmbito federal. Uma única empresa, dentre outras do grupo, tem inscritos em dívida ativa na União valores superiores a R$ 700 milhões.
Leia também: 5 dicas para começar uma lojinha de material de construção