Tempo de leitura: 1 minuto
O Bloco H é uma das partes integrantes da EFD ICMS/IPI. É importante prestar atenção ao prazo final para a transmissão dessas informações. Empresas que trabalham com estoques devem ficar atentas a uma importante obrigação acessória, que tem prazo de entrega neste mês de março: o Bloco H, que faz parte da EFD ICMS/IPI. Mas fique tranquilo, vamos explicar melhor.
A Escrituração Fiscal Digital (SPED Fiscal ou EFD ICMS/IPI) é um arquivo digital utilizado para armazenar informações para o fisco sobre todos os documentos gerados e recebidos pela empresa contribuinte, com destaque para o ICMS e IPI. Ele é formado por blocos de informações e entre esses blocos está o Bloco H.
O Bloco H do SPED Fiscal tem como objetivo apresentar as quantidades e valores individuais por produto existentes no estabelecimento na data do balanço. É extremamente importante que a empresa tenha o controle das informações de seu estoque para a composição do inventário e a viabilização da entrega dos dados ao fisco, que hoje é feita eletronicamente pela EFD ICMS/IPI, representada pelo Bloco H.
Certifique-se de que sua empresa está pronta para cumprir as obrigações e evitar multas e sanções por atrasos ou informações incorretas. Verifique se seu software de gestão de estoque é compatível com a EFD ICMS/IPI e se sua equipe está devidamente treinada para cumprir com as obrigações.
Não perca prazos e garanta a regularidade fiscal da sua empresa. Fique atento ao prazo final de entrega do Bloco H e garanta a transmissão das informações dentro do período estabelecido pelo fisco.
Leia: Interpretação da legislação tributária: Formalização de consulta na RFB