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Empresa não pagou INSS retido no contracheque: Consequências

INSS retido no contracheque

Tempo de leitura: 3 minutos

Quando uma empresa não paga o INSS retido no contracheque dos seus funcionários, isso acarreta consequências para todos os envolvidos. Além da dívida com o governo, a empresa também fica inadimplente com seus funcionários e pode sofrer sanções legais.

As empresas são obrigadas por lei a repassar o INSS e a fiscalização é da responsabilidade da Receita Federal. A fiscalização tem como objetivo garantir que as empresas cumpram suas obrigações fiscais, além de arrecadar o imposto devido. A Receita Federal dispõe de diversos meios de fiscalização, incluindo auditorias fiscais e inspeções tributárias.

O tempo de contribuição para a aposentadoria será considerado normal para quem tem carteira assinada e pode comprovar o vínculo empregatício. O Instituto do Seguro Social (INSS) é responsável por cobrar da empresa que não repassou o valor descontado do salário.

Essa é uma importante medida que beneficiará milhares de trabalhadores que contribuem com o INSS, mas nunca tiveram seus direitos respeitados.

Esse é mais um passo no sentido de garantir dignidade às pessoas que labutam durante toda a vida e, posteriormente, são penalizadas com baixa aposentadoria. É fundamental lutar por esses direitos e garantir uma vida digna após anos de trabalho árduo.

A empresa não repassar o valor para a previdência pode acarretar no atraso na concessão do benefício ou mesmo no indeferimento indevido. É importante que o funcionário esteja ciente dessas consequências e saiba tomar as providências necessárias caso isso venha a acontecer.

Procure orientação do seu sindicato ou procure um advogado especializado em direito previdenciário para que você possa ter uma melhor assessoria. Nunca é demais estar bem informado sobre os seus direitos!

Algumas orientações

O que muitos trabalhadores não sabem é que, às vezes, a empresa pode faltar com sua obrigação de recolher o INSS. Isso pode acabar causando problemas para o funcionário no futuro, quando ele precisar solicitar um benefício do INSS.

Se você for um funcionário que se sente perdido diante de uma grande mudança, este texto é para você. Aqui vamos te mostrar como lidar com essa situação e o que fazer para se adaptar às novas circunstâncias.

Como verificar o pagamento do INSS retido pela empresa

Para consultar se a sua empresa está pagando o INSS, basta acessar o site Meu INSS e conferir o extrato de contribuição. Para isso, basta seguir os passos abaixo:

- Acessar o portal Meu INSS;

- Baixar o app para Android ou iOS;

- Fazer login pela conta Gov.br, usando seu CPF;

- Caso não tenha credenciais, basta fazer um cadastro;

- Na tela inicial, escolha a opção “Extrato de contribuição (CNIS)”.

Outras opções são:

- Entrar em contato pelo telefone 135

O que fazer se a empresa não pagou o INSS

O primeiro passo a se fazer caso descubra que a empresa não pagou o INSS corretamente, é ir até a agência do INSS com provas de que esse vínculo existiu.

Para comprovar se você realmente tem esse vínculo, é preciso apresentar a carteira de trabalho. No entanto, se isso não for suficiente, existem outros documentos que podem fazer essa verificação, como: registro na empresa; holerites; recibos de pagamento; contrato de trabalho; férias; extratos bancários contendo depósitos; sindicato.

O trabalhador pode fazer uma denúncia ao Ministério do Trabalho se sentir que está sendo prejudicado.

O Ministério do Trabalho poderá notificar a empresa após uma denúncia de irregularidade nos recolhimentos. Caso não seja possível comprovar a regularização, a empresa será autuada e multada pelo descumprimento da legislação.

Na CLT art. 452-A, em seu § 8º diz que a empresa deve recolher o INSS e o FGTS e fornecer ao empregado mensalmente comprovantes de tais recolhimentos.

Não se esqueça que a empresa que não repassa o INSS está cometendo um crime, conforme previsto no artigo 168-A do Código Penal. A pena é de reclusão de 2 a 5 anos e multa.

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