Tempo de leitura: 1 minuto
O programa Auxílio Brasil passará a abranger 20,65 milhões de famílias, de acordo com o Ministério da Cidadania.
O Ministério da Cidadania informou ontem (15/09) que faltando menos de três semanas para o primeiro turno das eleições, outras 450 mil famílias receberão o Auxílio Brasil a partir deste mês.
O número de beneficiários irá de 20,20 milhões para 20,65 milhões. O programa vai pagar 12,47 bilhões de reais neste mês.
Os depósitos começam na próxima segunda-feira (19/09) para os beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) que termina em 1. O calendário de transferências escalonado segue o calendário oficial até 30 de setembro.
O presidente Jair Bolsonaro (PL) vem promovendo o Auxílio Brasil em sua campanha de reeleição.
Hoje, o valor do benefício é de 600 reais, mas o próprio Projeto de Lei Orçamentária Anual do Governo Federal (PLOA) enviado ao Congresso prevê recursos para pagar 405 reais por mês a partir do ano que vem.
Ainda assim, Bolsonaro disse em entrevista que manteria o valor atual do benefício.
Em programa eleitoral veiculado no rádio e na televisão no último dia 8 de setembro, a campanha do presidente chegou a prometer R$ 200 a mais ao Auxílio Brasil para quem conseguir emprego. Ou seja, o valor será de 800 reais.
Atualmente, a regra da emancipação - quando um membro consegue um emprego regular - estabelece que uma pessoa pode continuar recebendo os benefícios se a renda familiar não ultrapassar R$ 525 por mês.
Leia também: Entenda a diferença entre Auxílio Doença e Aposentadoria por Invalidez