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De acordo com a previsão, até 2025 o e-commerce deve crescer 42% no Brasil, sendo o varejo responsável por 39% desse aumento nas vendas.
Uma pesquisa realizada pelo Google em conjunto com a Euromonitor, os consumidores brasileiros se mostraram mais preocupados em conseguir o produto desejado do que se ele fosse comprado online ou offline.
Covid-19 como divisor de águas
A pandemia da Covid-19 tem sido um divisor de águas para o comércio eletrônico, que vem ganhando bastante espaço no Brasil e no mundo.
Muitos consumidores que passaram a comprar online durante a pandemia, provavelmente, continuarão fazendo pelo menos algumas de suas compras pela internet, mesmo com o retorno às lojas físicas. Isso se deve à conveniência que o e-commerce oferece.
Com os novos hábitos do consumidor, é essencial oferecer serviços e produtos pela internet.
Desafios para o crescimento
Mesmo que o e-commerce esteja crescendo no Brasil, ainda há muitos desafios para serem superados. Uma das principais questões é a redução da renda da população, o que impacta diretamente nas vendas de qualquer empresa.
Uma das principais barreiras para a venda de produtos pela internet é a redução no poder de compra do consumidor. Com isso, eles passam a comparar preços em diversos sites antes de tomar qualquer decisão. A melhor maneira de superar esse obstáculo é oferecendo o melhor custo-benefício para o cliente, listando os produtos com as informações necessárias para que ele faça uma boa escolha.
A principal desvantagem do e-commerce é que o consumidor não pode receber o produto de imediato, como acontece no varejo físico. No entanto, a pandemia trouxe uma série de melhorias para a logística das empresas, tornando possível um atendimento mais rápido e eficiente.
O gerenciamento de logística é crucial para o desenvolvimento do negócio. Investir em bons softwares de logística, ter um bom controle dos processos e automatização são algumas soluções que ajudam a encarar esse desafio e melhorar todo o sistema.
O crescimento do e-commerce ainda deve ser forte, pois o consumidor está acostumado a comprar online. No entanto, as vendas offline não deixaram de existir e podem até mesmo complementar as vendas online.
O e-commerce ainda não é tão popular quanto o varejo tradicional, mas está crescendo rapidamente. Isso significa que ainda há muitas oportunidades para quem quer investir nesse mercado.
Diante das inúmeras oportunidades e facilidades oferecidas, o e-commerce deve crescer acima das expectativas!