Tempo de leitura: 1 minuto
Com o prazo final nesta semana, a Receita Federal espera receber ao menos 1,3 milhão de declarações do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (TIR 2022).
A Receita anunciou que havia recebido 4.509.007 de declarações do ITR 2022 até sexta-feira (23). Declarou ainda que espera ter recebido entre 5.840.000 e 5.900.000 pedidos até o final do prazo na próxima sexta-feira (30).
Pessoas físicas e jurídicas proprietárias, titulares do domínio útil ou possuidoras a qualquer título do imóvel rural devem entregar ao DITR.
Os contribuintes devem preparar suas declarações e envia-las pela Internet por meio do programa Programa Gerador da Declaração do ITR disponível no site da Receita Federal.
As declarações também podem ser enviadas via Receitanet para transmissão de declarações, e mesmo as declarações armazenadas em conector USB podem ser entregues em unidades de atendimento da Receita Federal.
Os Núcleos de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), mantidos por diversas instituições de ensino superior em parceria com a Receita Federal, podem esclarecer eventuais dúvidas de produtores rurais quanto ao preenchimento da declaração do ITR.
Aqueles que não entregarem a declaração dentro do prazo estarão sujeitos à multa de 1% ao mês ou fração do atraso, liberada de ofício e calculada sobre o total do imposto devido.
O imposto pode ser pago em até quatro parcelas iguais, mensais e consecutivas, com cota mínima de R$ 50. O imposto abaixo de R$ 100 deve ser pago até o último dia do prazo em cota única.
A Bahia enviou o maior número de declarações até hoje, com 925.780. Seguem atrás Minas Gerais com 731.184 e Rio Grande do Sul com 469.623.
Leia também: INSS poderá pagar altos valores aos que contribuíram antes de 1994