Montando uma estratégia de vendas para seu negócio

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Para o empreendedor é importante montar uma estratégia de vendas, pois buscar elevar as vendas é um dos principais objetivos de toda empresa, mantendo-os em pleno e constante crescimento.

Estratégia de vendas
Estratégia de vendas

Principalmente, em ambientes de negócios competitivos, é fundamental investir em estratégias de vendas que possam gerar oportunidades e ajudar a virar a chave.

Uma boa tática de vendas começa antes mesmo do primeiro contato com o cliente e do primeiro contato do cliente com a marca eu produto seja através de uma loja física, virtual ou anúncio.

Neste artigo apresentamos conceitos e explicações a respeito dos processos de vendas que podem ser orientados com a aplicação de táticas certas.

O que é estratégia de vendas?

Trata-se de um conjunto de técnicas, atividades e ferramentas que podem ser usadas para processos de prospecção de clientes, com o intuito de gerar novos negócios e elevar a taxa de lucro da empresa.

Essas técnicas são desenvolvidas por gestores comerciais, bem como por profissionais de marketing e de negócios interessados no planejamento estratégico.

Um dos primeiros passos é selecionar o público-alvo certo e específico para aplicar os melhores esforços de marketing, utilizando ferramentas de automação e inclusão de abordagens corretas para tratar cada tipo de cliente.

Lembramos que não existe um único modelo de tática de vendas, sendo que cada tipo de modelo pode ser variável conforme o tamanho da empresa, seu ramo de atuação, objetivos e demais características.

É importante que o modelo estratégico esteja encaixado na marca e na abordagem junto ao cliente como forma de potencializar melhores resultados.

Como montar uma estratégia de vendas para seu negócio

Para organizar e aplicar um método de vendas vencedores é importante conhecer bem o processo de prospecção e conversão de clientes. A seguir apresentamos as principais etapas.

1 – Faça a Prospecção

O primeiro passo é indicado ao processo de prospecção de clientes, pois nessa etapa é possível definir a persona (cliente fictício) para saber qual tipo de cliente deseja atrair para uma determinada oferta.

Existem empresas que realizam o processo de captação de modo ativo usando o telefone, o e-mail, sites e blogs. Atualmente, o inbound marketing tem sido uma das principais ferramentas para gerar leads (clientes potenciais) por meio da entrega de um brinde em troca de uma informação de contato.

Considerando ainda o inbound marketing, temos a geração de marketing de conteúdo aliado a diferentes tipos de ações de SEO (Search Engine Optimization) referente à otimização para mecanismos de busca e marketing de performance como forma de fazer os clientes chegarem até o produto ou marca.

Sendo assim, é importantíssimo que a marca esteja presente quando o lead decidir pesquisar por algum tipo de assunto que esteja relacionado ao segmento ou marca da empresa.

2 - Faça a Qualificação

A qualificação dos leads é um dos pontos mais fundamentais dentro de uma estratégia de vendas, por permitir a captação de clientes qualificados de forma a gerar consumidores de fato potenciais.

Sendo assim, a equipe comercial de vendas não perderá tempo abordando clientes desinteressados ou que não estão maduros para fechar um processo de vendas. Dessa forma é um processo de qualificação importante.

E esse processo deve contar com uma equipe de marketing e de pré-vendas que ajude na estruturação de geração de conteúdo, envio para o público certo e potencialização de processos.

3 - A Negociação

Grande parte das empresas que já desenvolvem processos de aquisição de clientes através das ferramentas de inbound marketing devem investir bem na fase da ação.

 

Depois de concluir o processo de geração de conteúdo, nutrição e qualificação, o lead estará mais preparado para receber uma nova abordagem de vendas, sendo um momento importante para o vendedor usar as melhores técnicas de vendas.

 

É indicado ainda reforçar os benefícios e todas as vantagens que um produto poderá oferecer em comparação com a concorrência, incluindo ainda a oferta de cupons de descontos.

4 – Fidelização

Umas das fases mais desafiantes de uma determinada estratégia de vendas é a fidelização, gerando alto nível de satisfação no cliente e dessa forma conseguir fidelizá-lo.

É importantíssima a construção de um elo de relacionamento de credibilidade com cliente sempre transmitindo o sentimento que ele poderá sempre contar com a empresa em todos os momentos.

É importante que a empresa ofereça o melhor atendimento aos seus clientes, solicitando respostas de opinião de qualidade de serviços e produtos, e sempre se preocupar em escutar o consumidor.

Em relação à estratégia de vendas, a seguir apresentamos mais dicas fundamentais para aprimorar a dedicação e as práticas da empresa em relação ao processo de vendas.

O nicho de mercado

A empresa deve definir o seu nicho de mercado, permitindo que a empresa se torne em uma autoridade no seu mercado de atuação, dessa forma conhecendo mais o seu público-alvo e melhorar a sua assertividade.

Estratégia de vendas
Estratégia de vendas

Quanto mais a empresa domina o seu segmento de produção e de trabalho, mais elevadas serão as oportunidades de atrair novos leads com maior qualificação.

Clareza de objetivos

Todo planejamento precisa ter bons objetivos, com pontos claros para saber onde a empresa quer chegar.

A empresa precisa ter capacidade para definir seus objetivos de mercado, seja de curto, médio ou longo prazo, analisar o seu real alcance e identificar quais demandas são mais urgentes no seu mercado.

Processos automatizados

Determinadas tarefas de vendas e de abordagens é importante para tornar algumas tarefas existentes no processo comercial mais adaptáveis, no caso de tarefas repetitivas e manuais, é importante saber otimizar a rotina da equipe de trabalho como forma de agilizar a produtividade.

Conclusão

Neste artigo apresentamos os principais passos da estratégia de vendas que deve e pode ser adaptável para diferentes tipos de empresas que atuam em pequenos ou grandes mercados.

Ao mesmo tempo, é importante investir em um bom sistema de CRM para melhorar a gestão de contato e atendimento com os clientes, mantendo mais clareza nas abordagens.

Dessa forma, é importantíssimo saber que não existe um único modelo de vendas ou de negócio a ser implementado sendo importante perceber as necessidades dos clientes potenciais em determinado nicho de mercado.

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